quarta-feira, 20 de novembro de 2013

RODA VIVA

LAND ROVER anunciará a nova fábrica no Brasil até o final de 2013. Como em dezembro a repercussão seria menor em razão do Natal e corre-corre do último mês do ano, a empresa espera acertar tudo ainda em novembro. Rio de Janeiro e região de Resende (ou municípios vizinhos) estão praticamente definidos pelos executivos ingleses.

CAMINHA bem a proposta de um plano de renovação da frota brasileira de caminhões, acompanhado pela criação de um sistema de desmontagem, reciclagem e sucateamento. Serviria como prévia de ação mais ampla, a se estender a veículos leves, numa segunda etapa. Antes, porém, seria importante que a inspeção técnica veicular fosse implantada de vez.

CHEVROLET TRACKER tem dotes para disputar a liderança entre SUVs compactos, porém apenas versão de topo LTZ não é suficiente. Importado do México destaca-se pelo interior bem resolvido, qualidade no acabamento, dirigibilidade agradável e suspensões eficientes. Caixa de câmbio automática faz trocas bruscas em baixas rotações e porta-malas deveria ser maior que os 306 litros.

FREUDENBERG-NOK aposta em novos processos para que a filial brasileira enfrente problemas de produtividade que afligem o País. “No nosso caso é possível implantar quatro níveis de automatização, mesmo produzindo peças de pequenas dimensões”, afirma o presidente George Rugitsky. Empresa produz retentores, juntas, vedações e selos.

DEPOIS de longo período sem aconselhar troca “preventiva” de amortecedores a cada 40.000 quilômetros, Nakata e Monroe sofreram uma recaída. Sempre é bom repetir: amortecedores precisam ser inspecionados a cada 40.000 km rodados. Mecânicos podem avaliar se é necessária a troca ou não. Sempre dependerá de condições de uso do veículo e da pavimentação.

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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

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