quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ford Mustang

Por Dani Zairo

No dia 17 de abril de 2014 o Ford Mustang completa seus 50 anos. Este cinqüentão com cara e força de jovem é, e sempre será um exemplo de atitude, liberdade e mobilidade universal e duradoura. Veja aqui um pouquinho da história dessa super máquina:



Em 17 de abril de 1964, Henry Ford II apresentou ao mundo o modelo que se tornaria um dos mais queridos pelos fãs de carros potentes: o Ford Mustang.




A estréia ocorreu durante a World’s Fair, realizada em Flushing Meadows, Nova York. O Mustang, apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos é a mais antiga linha de automóvel da Ford.  Possui muitas versões especiais limitadas. Na verdade, foram criadas mais versões limitadas do que versões de produção em série.

O capô alongado, a traseira curta, as entradas de ar próximas às rodas traseiras e as linhas retas davam ao primeiro Mustang uma aparência imponente. Tanta elegância rendeu ao modelo o prêmio “Tiffany Award for Excellence in American Design”, concedido pela famosa Tiffany & Co. Foi a primeira vez que a joalheria norte-americana premiou um carro com a medalha de ouro.

No dia do lançamento, 22 mil unidades do Mustang foram vendidas nas concessionárias Ford espalhadas pelos Estados Unidos. O visual, o desempenho e o preço do modelo — US$ 2.368 o cupê e US$ 2.614 a versão conversível — conquistaram de vez o público para uma nova categoria de veículo: a dos “pony cars”.

Inspirada pelo lançamento do Mustang, a expressão “pony car” passou a ser usada para classificar carros compactos de preço acessível, visual diferenciado e performance esportiva.

O Mustang começou sua saga vitoriosa nas pistas de corridas. No segundo semestre de 1962, um protótipo do Mustang foi apresentado no fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1 dos Estados Unidos. O público presente no autódromo pôde acompanhar o desempenho do carro pilotado por Dan Gurney.

Um mês antes do lançamento oficial, outro Mustang foi usado como face car da Indianápolis 500. Ainda em 1964, o modelo chegou em primeiro e segundo lugares de sua categoria no Rally Internacional Tour de France.
Até dezembro de 1964, foram vendidas mais de 400 mil unidades do modelo. Em março de 1966, a Ford bateu a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas, e nos últimos 49 anos, aproximadamente  9 milhões de Mustangs foram vendidos no mundo.




O nascimento do Shelby Mustang

Ex-criador de galinhas e ex-piloto de competição, Carroll Shelby é o responsável pela transformação do Mustang de um simples carro de série em um dos mais desejados “muscle cars” de todos os tempos.

Na década de 1960, Carroll Shelby foi convocado por Lee Iacocca, chefe de desenvolvimento do Mustang, para transformar o modelo em um carro de corrida vitorioso. Apesar de o Mustang ser popular, Iacocca acreditava que só a consagração do “pony car” nas pistas de corrida consolidaria o mito.

Além da experiência como piloto e do talento em mecânica, Carroll Shelby já havia trabalhado com motores Ford no desenvolvimento do mítico Shelby Cobra.


O primeiro Shelby Mustang a chegar ao mercado foi o GT 350, lançado em 1965. Os modelos R, criados para competições, venceram os campeonatos nacionais da Sports Car Club of America’s na categoria B-Production em 1965, 1966 e 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário