quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cuidado com o carro parado!

Carro é feito para andar e não para ficar parado!

Hoje com tantas facilidades para adquirir um automóvel, não é raro ver casas que tenham dois ou três carros por família, portanto tem sempre aquele carro que acaba ficando muito tempo parado na garagem, porém o que deveria significar economia nos custos pode se transformar em problemas. A falta de uso pode comprometer peças vitais para o bom funcionamento do veículo, como a bateria, o combustível no tanque de veículo e até os pneus. E isto serve também para quem costuma dirigir apenas nos finais de semana ou  percorre curtas distâncias. Isso porque o carro nunca roda o suficiente para uma melhor lubrificação de todas as peças. Veja a seguir alguns cuidados importantes para seu carro:

 Primeiro
- Se seu carro ficou parado por mais de 90 dias, faça um check-up completo no mecânico para avaliar as condições do veículo.
- Mesmo sem uso, respeite os prazos de validade das peças e efetue todas as trocas necessárias.

Bateria
Quando não é acionada frequentemente, a peça pode apresentar variação de carga e até impossibilitar a partida do veículo. Para evitar problemas, o ideal é ligar o motor pelo menos uma vez por semana, deixar ligado por cerca de 15 minutos, e mover o carro para frente e para trás. Acima de 15 dias, recomenda-se desconectar o cabo positivo da bateria.

Pneus
Sem o mínimo de uso, é normal que os pneus fiquem  um pouco murchos. Entretanto, o peso do veículo pode causar a deformação dos pneus. Em períodos de ausência, a dica é calibrá-los um pouco acima da média recomendada pelo fabricante.

Combustível
Pouca gente sabe, mas após um período de 30 dias a gasolina começa a se deteriorar. Além de perder sua eficiência, o líquido pode acabar obstruindo os filtros e entupindo os bicos injetores. Nesse caso, abasteça sempre com o mínimo possível de combustível e invista na gasolina aditivada que tem  maior durabilidade.

Óleo
Faça a troca do óleo de motor e de combustível antes de deixar o automóvel parado. Assim como acontece com o combustível, o líquido se deteriora com o tempo e compromete a vida útil do motor. Fique atenta ao prazo de validade do produto.

Freios
Na maioria das vezes, a ferrugem  provocada pela umidade é superficial, causando apenas pequenas deficiências passageiras. Basta aplicar um spray lubrificante nos discos para resolver a falha.

 Ponto de parada
Verifique muito bem o local em que o carro ficará estacionado. Evite ambiente aberto, onde o veículo estará exposto à poluição e umidade. Se possível, faça uma lavagem antes para retirar a poeira acumulada. Além disso, evite cobri-lo com lona de plástico, que pode causar riscos na lataria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário