Apresentada na Europa no começo de maio, a versão Adventure
da nova F800 GS enfim chegar ao Brasil.
As
mudanças começam pelo visual: a Adventure traz uma bolha bem maior (para
melhorar o conforto em viagens de longa distância), nova carenagem lateral e os
protetores de mão e do motor, ressaltando sua aptidão off-road. Também por esse
motivo a moto ganhou pedaleiras mais largas, assim como um banco com três
opções de altura, que varia entre 860 e 890 mm.
As
alterações elevaram o peso da Adventure para 229 kg (contra 214 kg da GS
tradicional) e, assim, o consumo médio divulgado pela BMW aumentou de 19,2 km/l
para 17,5 km/l a uma velocidade de 120 km/h constantes. Para compensar, porém,
a versão aventureira recebeu um tanque com 8 litros extras, chegando a 24
litros e oferecendo uma autonomia de 560 km – boa medida para um modelo
projetado para excursões longe do asfalto e dos postos de gasolina.
Na
Europa, a Adventure vem com freios ABS de série e oferece o controle de tração
e a suspensão eletrônica como opcionais. Por aqui, os dois primeiros itens são
standard na GS comum, mas resta saber se a suspensão ativa vai chegar junto com
a versão mais radical. Uma novidade é o modo “Enduro” para atuação da
eletrônica, em que o funcionamento do ABS e do controle de tração é ajustado
especificamente para rodar na terra.
O
motor segue sem mudanças: dois cilindros paralelos com injeção eletrônica e
refrigeração líquida, que desloca 798 cm3 e gera 85 cv de potência e 8,3 kgfm
de torque, trabalhando associado a um câmbio de seis marchas.
A diferença de preço entre a F800 GS e a F800 GS Adventure fica em torno de R$5mil, a GS Adventure tem o valor sugerido de R$47.900,00.
Para garantir ainda mais a pegada estradeira o novo lançamento possui para-brisa maior, os famosos protetores de mão, pedaleira ainda mais larga e seu banco pode receber um ajuste mais alto, ficando entre 860mm e 890mm. Para aumentar a segurança do piloto a F800 GS Adventure vem equipada com freios ABS de fábrica.
O modelo é fabricado em Manaus e em sua estética se difere da F800 GS por suas carenagens e grafismo, que recebe desenho e cores exclusivos. O motor e tanque possuem barras de proteção que podem ser usadas como suporte para alforges e malas. Em sua traseira o quadro recebeu reforço, justo para dar suporte as 8 litros a mais que carrega em seu tanque. Seu peso total em ordem de marcha passou dos 214kg da F800 GS para 229kg na versão Adventure.
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