Por Fernando Calmon
DESCONCENTRAÇÃO de
mercado dos grandes centros rumo a cidades médias/pequenas e também de regiões
mais desenvolvidas para as outras se ampliou nos últimos 12 anos. Em termos de
vendas, entre 2002 e 2013, enquanto Sudeste cresceu 129%, Norte se expandiu
225%, Centro-Oeste 214%, Nordeste 192% e Sul, 162%. Por isso, engarrafamentos
se espalharam. Frota de veículos já cresce bem pouco em cidades populosas.
CONCENTRAÇÃO da indústria
automobilística ficou também menor. Enquanto o Sudeste detinha 81% da produção
em 2002, no ano passado caiu para 69%. O Sul passou de 15% para 22%, Nordeste
de 3% para 6% e Centro-Oeste de 0,5% para 2%. Essa interiorização do
desenvolvimento do País continuará nos próximos anos.
AGILIDADE em
ultrapassagens em estradas e rápida reação em cidade tornam cada vez mais
atraentes motores com turbocompressor. É a melhor opção no sedã médio-compacto Citroën
C4 Lounge, combinado ao câmbio automático de seis marchas. Potência de 165 cv
nada parece de extraordinário, mas motor de 1,6 litro tem mesmo torque de um
2,5 litros, ou seja, vigoroso.
VENDAS do Fusion
Hybrid no Brasil alcançaram quase 100 unidades/mês, ainda modestas, mas estimulantes
segundo a Ford. Nos EUA, a versão, que tem ajuda de um motor elétrico,
corresponde a 15% de toda a comercialização desse médio-grande. E cerca de 30%
dos clientes americanos que compram o híbrido tem menos de 36 anos, ao
contrário de seus concorrentes.
VERSÃO brasileira
do VW up! é 6,5 cm mais comprida que o europeu para ganhar volume no
porta-malas e no tanque. Por isso, embora o modelo original seja mais curto que
o primeiro Classe A fabricado em Juiz de Fora (MG), o carro produzido aqui ficou
3,5 cm apenas mais longo que o pequeno monovolume da Mercedes-Benz.
Coincidentemente, ambos têm mesma distância entre-eixos: 2,42 m.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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