quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Felipe Tozzo - Retrospectiva 2013

França, Bélgica, Brasil e Argentina

Por Dani Zairo


Para a mais recente publicação do Caderno Automotivo Route, preparamos uma entrevista exclusiva com o piloto chapecoense Felipe Tozzo, fazendo uma breve retrospectiva do ano de 2013, que começou com competições na Europa, no campeonato FIA GT Series, o Mundial de Gran Turismo, depois no Brasil pelo Brasileiro de Turismo e uma excelente prova na Argentina pelo Campeonato Sudamericano de Gran Turismo. Veja ae: 


Dani Zairo: Então, depois de um ano de grandes conquistas aqui no Brasil em 2012, em 2013 você foi acelerar no velho continente?
Felipe Tozzo: Sim, em 2012 fui vice-campeão da categoria GT Premium com a Ferrari F-430,  ao lado do parceiro Raijan Mascarello, e  2013 comecei bem longe de casa, comecei o ano na Europa, foram duas etapas do Campeonato Mundial de Gran Turismo (FIA GT Series), uma em Nogaro na França e outra em Zolder na Bélgica, também ao lado do piloto matogrossense Raijan Mascarello, e fazendo parte de uma equipe portuguesa a RODRIVE Competições. O carro nesta etapa era um Ford GT 40.



DZ: Foram poucas provas por lá, o que o fez voltar?
FT: Houve problemas logísticos e acabei recebendo um convite para disputar o Campeonato Brasileiro de Turismo e era uma boa proposta e aqui estou perto de casa e da família, então voltei a correr no Brasil. Esta categoria é a última antes da Stock Car  principal, é como uma categoria de base que já prepara os pilotos para participar da Stock.



DZ: Qual o seu carro nesta categoria?
FT: O carro usado nesta etapa é um carro também muito parecido com os carros da categoria principal da Stock Car, com pequenos detalhes que diferenciam, ele não é um carro de rua, é um protótipo, um carro preparado apenas para a competição, um chassi tubular com uma bolha encima, mas tem motor V8 e câmbio sequencial. Ele é apenas uns 50 cv a menos que os carros da Stock principal, freio um pouco diferente  e pneus nacionais, os da Stock são importados.


DZ: É um carro bom?
FT: Este ano, não tive um carro muito competitivo, o que acabou decepcionando um pouco no decorrer da competição. Acabei nem largando em três provas. Em duas me bateram na largada e em outra acabei quebrando os prisioneiros da roda e a roda soltou antes da largada. Foi bem difícil, tive muitos problemas.




DZ: Mesmo sendo um ano difícil, qual a melhor lembrança das pistas em 2013?
FT: Por incrível que pareça, o melhor momento foi fora da competição que estou participando no Brasil, foi uma prova na Argentina pelo Campeonato Sudamericano uma prova única onde fui convidado a substituir um piloto que estaria ausente. A prova foi um convite da Audi do Brasil e aceitei na hora, mesmo sendo na mesma data da 7ª Etapa do Brasileiro. E não me arrependo, por que foi esta corrida que me deu um novo animo, com o Audi R8 consegui fazer a poli, a melhor volta da corrida e ainda ganhei a prova.



Como foi  ganhar uma corrida internacional?
Foi bom pra caramba ganhar uma corrida internacional com um carro que é o sonho qualquer um pilotar. O Audi R8 LMS é um carro sensacional,  muito bom, é o carro mais veloz da categoria, tem em torno de 550CV. É um carro de GT3, e sempre gostei de GT3. Ano passado andei de GT3, corri com uma Ferrari, mas era uma Ferrari mais antiga, esse não, ele disputa a categoria máxima mesmo.



DZ:Alguma pretensão com a Audi no futuro?
FT: Temos contato com o pessoal da Audi para possíveis negociações para 2014, agora precisamos ver como serão os campeonatos. Esse é o momento em que especula-se de tudo. Não se sabe como serão os campeonatos, quais vão ter TV ou não. Por que independente de o convite ser bom para mim, é preciso que seja bom para os patrocinadores, precisa ter visibilidade. Meus patrocinadores são nacionais, então precisam de mídia nacional.



DZ: E agora, início de 2014, teremos alguma novidade?
FT: Para 2014 tudo ainda está ainda indefinido, temos conversas com algumas categorias. Tive oferta da Stock Car também, porém ainda não foi uma proposta atrativa. Mas não vai faltar oportunidades, acredito que logo a gente possa fazer alguma participação nesta categoria, pelo menos este é um dos objetivos.  



Felipe Tozzo é apoiado pelas empresas:

Royal Pack, FLC, Absoluto, Farma Ervas, FullPower, Orleplast, Rec.Chapecó, Canada, AquaFast,

Maxul Alimentos, Maestria, D´italia, HLC Hidráulica, Schramm, Battistela, Videpel, Mundial Textil, Cordilat e Pinduca.


Fotos: Franco Carnero / Bruno Tarulli






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